sexta-feira, 29 de julho de 2011

Higiene do Trabalho



“Conjunto de normas e procedimentos voltados para a integridade física e mental do trabalho, preservando-o dos riscos de saúde inerentes as tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas” (Chiavenato, 1999)

Objetivos da Higiene do Trabalho

-Manutenção da saúde;
-Eliminação das causas das doenças profissionais;
-Prevenção do agravamento de doenças e lesões;
-Aumento da produtividade pelo controle do ambiente de trabalho;

Os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionados com:

1.      Ambiente físico de trabalho envolvendo:

Iluminação: Luminosidade adequada a cada tipo de atividade.
Ventilação: Remoção de gases, fumaça e odores desagraveis, bem como afastamento de possíveis fumantes ou utilização e mascaras.
Temperatura: manutenção de níveis adequados de temperatura.
Ruidos: remoção de ruídos ou utilização de protetores auriculares.
2.      Ambiente psicológico de trabalho:
Envolve:

·         Relacionamento humanos agradáveis
·         Tipo de atividade agradável e motivadora
·         Estilo de gerencia democrático e participativo
·         Eliminação de possíveis fontes de estresse.

3.      Aplicação de princípios de ergonomia:

·         Maquinas e equipamentos adequados as características humanas
·         Mesas e instalações ajustadas ao tamanho das pessoas
·         Ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano



4.      Saúde ocupacional

A higiene do trabalho pretende garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro.

·         Higiene do trabalho refere-se a um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trablhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Relaciona-se com o diagnostico e prevenção das doenças ocupacionais e a partir do estudo e controle de duas variáveis: o homem e seu ambiente de trabalho.
·         Higiene do trabalho está relacionada com a busca de condições de trabalho saudáveis e higiênicas.

Os principais problemas de saúde estão relacionados com:

1-      Alcoolismo e dependência química de drogas, medicamentos, fumo, etc.

2-      AIDS: é a síndrome de deficiência imunológica adquirida que ataca o sistema que protege o organismo de doenças.
3-      Estresse no trabalho.
4-      Exposição a produtos  químicos perigosos como ácidos.
5-      Exposição a condições ambientais frias, quentes, secas, úmidas, contaminadas, barulhentas, pouco iluminadas, etc.
6-      Hábitos alimentares inadequados: obesidade ou perda de peso.
7-      Vida sedentária, sem contatos e sem exercícios físicos.
8-      Auto-medicação sem cuidados médicos adequados.

Segurança do Trabalho: é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, medicas e psicológicas utilizadas para preveni acidentes.
Nas empresas os serviços de seguranças são mantidos através:
Órgão de segurança-assessora todas as lideranças quanto a segurança e aponta soluções.

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Tem a função de apontar os atos inseguros e as condições de insegurança.

A Segurança do Trabalho envolve:

1.      Prevenção de acidentes
2.      Prevenção de roubos
3.      Prevenção de incêndios 

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